"Mudar é difícil mas é possível". - Paulo Freire

Sou Feliz

 

SOU FELIZ


[HINO 108 do Hinário Novo Cântico/HINO 398 do Cantor Cristão (Igreja Batista)]

Se paz a mais doce me deres gozar,
Se dor a mais forte sofrer,
Oh! Seja o que for, tu me fazes saber
Que feliz com Jesus sempre sou!

Sou feliz com Jesus,
Sou feliz com Jesus, meu Senhor!
       
Embora me assalte o cruel Satanás
E ataque com vis tentações;
Oh! Certo eu estou, apesar de aflições,
Que feliz eu serei com Jesus!

Meu triste pecado, por meu Salvador
Foi pago de um modo cabal!
Valeu-me o Senhor! Oh! Mercê sem igual!
Sou feliz, graças dou a Jesus!

A vinda eu anseio do meu Salvador!
Em breve virá me levar
Ao céu, onde eu vou para sempre morar
Com remidos na luz do Senhor!

Vida marcada por sofrimentos de toda sorte, como um incêndio em Chicago que destruiu todos os seus bens, o naufrágio em que pereceram quatro filhas e depois a morte de um filho, Horatio Gates Spafford é um exemplo de fé, coragem e convicção da supremacia da vontade de Deus. Nasceu em 1828 em Chicago, exerceu funções de advogado, professor de Jurisprudência Médica na Universidade de Lind e diretor de um Seminário Presbiteriano. Deixou-nos apenas um hino, "Sou Feliz", escrito logo após o naufrágio em que pereceram quatro filhas, salvando-se apenas sua esposa. O navio chamava-se Ville de Havre, nome dado ao hino. Spafford faleceu em Jerusalém, em 1888.

A tradução deste hino para o português é do missionário norte-americano William Edwin Entzminger, um dos maiores nomes de nossa hinologia, pela sua contribuição numerosa e de qualidade. Dedicou-se ao estudo dos clássicos portugueses e assim passou a ter um domínio invejável do nosso idioma. Entzminger nasceu em Blythwood, Carolina do Sul, em 1859. Converteu-se aos doze anos e iniciou seus estudos para o ministério aos vinte anos, recebendo vários graus em ciências e letras e Doutorado em Teologia (Th. D.), pelo Southern Baptist Theological Seminary. Juntamente com os casais de missionários Taylor e Downing, chegou ao Brasil em 1891, dirigindo-se para Salvador. Durante quase quarenta anos trabalhou em diversas cidades do Brasil, apesar de sua saúde ser precária. Em Nova Friburgo, residiu na casa de Salomão Ginsburg, que foi substituí-lo em Recife. Trabalhou no Rio de Janeiro ajudando a organização de diversas igrejas batistas. Foi o redator do primeiro Jornal Batista e foi o primeiro diretor da Casa Publicadora Batista, a antiga JUERP. Faleceu em 1930, em sua residência em Petrópolis. Sua contribuição compreende nada menos, que sessenta e oito hinos no Cantor Cristão, nove dos quais incluímos neste hinário (Novo Cântico).


Letra: Horatio Gates Spafford (1828-1888)
Música: Philip Paul Bliss (1838-1876)
Tradução: William Edwin Entzminger (1859-1930)

Duas versões abaixo para assistir e ser edificado por ela...

Na voz de:

Brian Doerksen




Na Voz de:

André Valadão


Compartilhe:

Seu Comentário

    Comentários do Blog
    Comentários do Facebook