"Mudar é difícil mas é possível". - Paulo Freire

Cristo nunca abandonou a igreja

 

Cristo nunca abandonou a igreja

 Pensando em Efésios 5

Entre muitas viagens missionárias que Ap.Paulo faz, em sua segunda esta a cidade de Efésios, e em sua terceira viagem, ele vai para Éfeso passar um período de quase três anos. Nestas idas, visitas e implantações de igrejas, Paulo costuma se comunicar por meio de cartas, e em todas elas ele demonstra muito carinho, zelo, algumas outras repreende no amor, outras ele é um pouco mais áspero no intuito de tratar os problemas internos das igrejas.

Nesta carta a Éfeso, podemos entender que Paulo não se trata de um problema particular os cristãos, ele se refere no assunto da vida com Deus, porém o que chama atenção é o modo como ele se refere em alguns trechos... trata-se de uma linguagem geral, não apenas de um ponto específico, podemos observar que ele passeia em seus capítulos, relevantes e porque não dizer atuais.

O que me chama mais atenção no cuidado e facilidade que Paulo tem em se expressar, são suas exortações ilustrativas, ele trata de pontos específicos em alguns capítulo embora vemos o quanto ele no cuidado aplica a boa doutrina cristã em toda a carta.

A carta a Éfeso não se objetiva em uma exortação específica, mas sim em atitudes cristã em geral.

Se nos dias de Paulo já era difícil doutrinar as igrejas, nos dias atuais acho que seria ainda pior, embora um certo teólogo afirma que as pessoas tem sede de Deus e por ter sede do eterno, elas estão mais bem preparadas para receber o evangelho pregado do que os próprios cristão de prega-lo.

No capítulo 5 de Efésios, o Apostolo Paulo escreve algo muito precioso para a vida e caminhada cristã, ele dar conselhos de comportamentos do lar, trabalho e logo então fala de batalha espiritual.

Ele poderia muito bem inverter o cap. 5, falar primeiramente da batalha espiritual e depois do comportamento cristão no lar, mas não, ele entende que pra ter uma vida espiritual saudável, é preciso então ter atitudes que demonstram ser um cristão.

No inicio do cap. ele vai falar sobre comportamentos individuais logo então remetendo pra vida mútua de unidade no corpo da igreja, chega a dar exemplos de como eram e como estão atualmente, escreve relatos de atitudes de um não convertido ao evangelho e um cristão, e é interessante que ele fala com muita propriedade da situação ao ponto de falar do sono na caminhada cristã o relaxo... 

O segundo ponto desta carta, ele vai tratar algo precioso demais que é o comportamento no lar. Ele refere primeiramente no quesito tratamento esposa e marido, algo que pra muitos a interpretação é bem deturpada, porém ele deixa claro na ilustração, a postura do marido em ser como Cristo o qual se doou por amor a sua igreja e se deu a morte por ela, e o comportamento da mulher de confiar sua força, amor e proteção ao seu marido, uma troca tão racional, tão simples e mastigável, porém muitos compreendem erroneamente na questão "submissão", fala-se só nisso, mas esquece do ponto de amar, doar, entregar-se, despir da razão e de corpo morrer para que ela viva. Talvez por entender errado esta palavra, muitos casamentos hoje tem ido por água a baixo... Não se vê mais amor de Cristo, não se ver mais confiança da "igreja"(mulher) ao marido. Repara que troquei a palavra "submissão" por "confiança". 

Confiar é deixar, depositar, entregar algo a outrem e deixar que ele de maneira zelosa cuide ao ponto que ou devolva na mesma forma ou de forma evoluída para o melhor.

E o homem, não deve mandar, abusar de tal confiança, cristo não fez isso, cristo apenas a amou!

Cristo tanto amou, que sofreu mudo, calado, embora coberto de justificativas e razões, ele amou a igreja, embora tudo apontava para ele deixar de lado, esquecer aquele perfeito plano, e seguir adiante... Mais não, Cristo amou, amou com um amor INCONDICIONAL, com um amor INCOMPREENSÍVEL, com um amor que nem OLHOS VIRAM, nem OUVIDOS OUVIRAM, nem jamais vai entrar no entendimento HUMANO, foi assim que Cristo amou.

Parece que quando é lido nas igrejas Efésios 5, os olhares se arregalam, os maridos ficam inquietos, as esposas fecham a cara, os filhos vão logo beber água que duram toda o sermão e todos continuam ignorantes pro resto da vida...rsrs desculpe usar tão comparação, mas a verdade é que olhamos para algumas passagens bíblicas com olhares preconceituosos sem nem ao menos entender o seu real significado.

Talvez se vivessemos de fato o que o Ap.Paulo recomenda em sua carta, não teríamos tanto divórcios, não teríamos tantos cristãos vivendo uma vida de aparencias e crises existenciais. É exatamente nisso que estou falando, crise que hoje nos envergonha de dizermos que fazemos parte de tal congregação, comunidade, igreja, célula... A diferença de querer ser semelhante a Jesus e não sermos estar em depender do outro em exercer o seu papel, quando na realidade não deveria ser bem assim, só faço se você fizer... como já dizia Mahatma Gandhi: "Olho por olho, e o mundo acabará cego", não espera! isso não tem nada haver com ser cristão.

Enquanto todos o xingavam, ele estava mudo, enquanto todos gritava seu nome como malfeitor ele estava calado, enquanto recebia cuspes, ele estava com olhar de misericórdia, enquanto chicoteavam suas costas ele pedia ao pai perdão por eles, enquanto todos os quais ele ajudou o negavam e gritavam: crucifica! crucifica! crucifica! ele pensava caminhava ao caminho do perdão, enquanto quebravam seus ossos, pregavam suas mãos naquela cruz cheia de farpas furando sua pele em uma posição totalmente desfavorável, ele os amavam, enquanto ele pedia seu último copo d´água e os deram o amargo líquido pra provocar ainda mais o seu sofrimento, ele os abençoavam, enquanto zombavam achando que a morte ia o parar, ele sabia que ali estava cumprida a missão de amar incondicionalmente e de nunca em momento algum abandonar a igreja.

Quando olhamos e enxergamos por este ponto, podemos entender que viver a submissão é algo muito mais valioso do que abrir mão dela, a submissão que Paulo escreve em caracteres tão deturpado, quer dizer na realidade, AME!

Poderia tentar escrever nos dias de hoje e de maneira sucinta dizer: esposas, ame! seu marido, marido ame! sua esposa. Amor incondicional fez Cristo nunca e jamais dar as costas para a sua esposa a igreja.

"Porque nunca ninguém odiou a sua próprio corpo; antes a alimenta e sustenta, como também o Cristo faz com à igreja". [Efésios 5:29]

Baseado no que Paulo afirma: "...e serão dois numa carne". [Efésios 5:31] posso ter um entendimento muito maior que apenas versículos selecionados, esta pequena frase me dar um visão geral do cap 5 de Efésios.

Pense nisso, pense sobre isso!

Compartilhe:

Seu Comentário

    Comentários do Blog
    Comentários do Facebook