"Mudar é difícil mas é possível". - Paulo Freire

Um discipulado que fez toda diferença

Um discipulado que fez toda diferença


"Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina.

Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, sentindo coceira nos ouvidos, segundo os seus próprios desejos juntarão mestres para si mesmos.

Eles se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando-se para os mitos.

Você, porém, seja sóbrio em tudo, suporte os sofrimentos, faça a obra de um evangelista, cumpra plenamente o seu ministério". [2 Timóteo 4:2-5 - NVI]

O Ap.Paulo só quis dizer pra Timóteo, em sua segunda carta no capitulo 4 que Timóteo insistisse na conservação do evangelho, da palavra, pois, haveria de chegar o tempo em que as pessoas iriam preferir a palavra de auto ajuda do que a própria bíblia...
 

Que Timóteo resolveu então seguir detalhadamente os ensinamentos e conselhos isso foi evidente, porém, ficou mais que comprovado. Parece até que o Apóstolo Paulo tinha alguma bola de cristal, jogava carta, tarô, ou olhava no horóscopos da época, por saber tanto em um século adivinhando o que aconteceria a séculos a frente. Mas não era isso, bem sabemos que o Apóstolo tinha era muita intimidade e saber dos revelar de Deus para a humanidade, ele não buscava seguranças em auto ajuda e sim um discernimento espiritual vindo do auto.

Coisas que Paulo revelou a Timóteo e hoje é real: A troca da bíblia pela palavras de auto ajuda.

Algo em Paulo que fez toda diferença: Discernimento.

A doença do século é: Stress, depressão, doenças psicológicas e da alma. Congressos de cura interiores, tratamentos baseados em regressões, palestras motivacionais, tantas outras ferramentas hoje usadas para tentar sustentar a alma humana a persistencia em viver e não desistir... há se Paulo falasse pra o jovem Timóteo que ele era um campeão quando nasceu por vencer a sua primeira corrida, e falasse que ele era fundamental para desenvolver a obra e indispensável pra Deus... mas não, lendo o capítulo 4, vemos o quanto é duro, se colocar no lugar de Timóteo e saber o que virá pela frente e insistir com a palavra desprezível e se colocar no lugar do Apóstolo que já estar a beira da morte pelos homens... É, hoje vemos o quanto Paulo discerniu e descreveu pra Timóteo tudo estar se cumprindo.... ver que estamos caminhando pra uma dependência "das" auto ajuda, ajuda tal que nos faz ter a cegueira do discernimento espiritual.

Enquanto tivermos conselhos firmados na auto ajuda, palavras que alimentam o nosso desejos continuaremos cegos caminhando para um túnel sem fim. Ou tomamos a atitude de sacrificar a auto ajuda, dando prioridade as escrituras, ou decidimos engolir a auto ajuda e ficarmos cegos ao ponto de não enxergarmos o que virá pela frente assim como o Ap.Paulo foi.... e viu a séculos atrás o que hoje acontece nitidamente.

Fuja da auto ajuda, busque a ajuda do alto!

Essa troca de informação, este feedback entre eles dois foi fundamental para que hoje tivéssemos exemplos suficiente para não errarmos.

Temos que ter hoje o discernimento de Paulo e a aplicação de Timóteo.

Compartilhe:

Seu Comentário

    Comentários do Blog
    Comentários do Facebook